A Medicina Hiperbárica trata dos aspectos médico-fisiológicos nas exposições do organismo às pressões atmosféricas superiores à ambiente.
A oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica que abrange um campo crescente de patologias e condições clínicas.
Nesta forma de trabalho o paciente é colocado no interior de uma câmara hiperbárica respirando oxigênio puro (100%) em uma pressão maior que a atmosférica.
A Oxigenoterapia hiperbárica é fundamental na resolução de situações clínicas críticas, como a gangrena gasosa, infecções necrotizantes dos tecidos moles, nas embolias gasosas acidentais, na doença descompressiva, intoxicação por gases e outras indicações estabelecidas.
É ainda um importante recurso terapêutico para um número crescente de situações clínicas.
A vasta experiência acumulada nos diversos centros médicos mundiais demonstra a eficácia desta modalidade de terapia em múltiplas patologias.
É importante observar que a oxigenoterapia hiperbárica é uma terapia de apoio à Medicina Tradicional, atuando como auxiliar à antibioticoterapia e às condutas clínico-cirúrgicas.