ANS garante Uso de Oxigenoterapia Hiperbárica para lesões pós-radioterapia

Desde janeiro deste ano, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) colocou em vigor uma nova cobertura dos planos de saúde que adiciona 18 novos procedimentos aos beneficiários dos mesmos. Um deles é o uso da terapia hiperbárica em pacientes com lesões causadas por radioterapia.

“Após o tratamento com radioterapia, podem ocorrer alterações nos tecidos saudáveis próximos às áreas do tumor, o que faz com que esses tecidos fiquem mal vascularizados e sejam mais sensíveis a pequenos traumas (por exemplo: lesão na mandíbula em pacientes tratados para câncer na cabeça ou pescoço) ou desencadeiem episódios de sangramentos e outros sintomas de repetição (sangramento pelo intestino ou bexiga, no caso de pacientes tratados para câncer de próstata ou útero, por exemplo).  A Oxigenoterapia Hiperbárica auxilia na recuperação dessas alterações, estimulando a cicatrização, diminuindo a intensidade dos sintomas e, com isso, melhorando a qualidade de vida”.

Essa é uma boa notícia e uma informação muito importante que deve chegar não só à classe médica, mas também aos cidadães que fazem uso do plano de saúde e devem saber que podem recorrer a esse tipo de terapia quando necessário.

 

Fonte: Hiperbárica