No mês passado, o Dr. Gustavo Ferst Kleiniibing fez um texto muito interessante falando sobre alguns mitos e verdades com relação a terapia hiperbárica. O artigo foi publicado no site Gdia e resolvemos compartilhar com vocês o texto, que segue abaixo, com alguns acréscimos nossos.
O tratamento em Câmara Hiperbárica tornou-se popular nos últimos anos. No entanto, existem alguns mitos e realidades da Oxigenoterapia Hiperbárica que vale o esclarecimento:
O que é Oxigenoterapia Hiperbárica?
O tratamento com oxigenação hiperbárica é um método não invasivo que consiste em fornecer Oxigênio 100% sob pressão através de uma Câmara Hiperbárica, espécie de cabine pressurizada a 1 a 2 atmosferas, superior à pressão atmosférica normal que é de 1 atmosfera.
O tratamento Hiperbárico só pode ser indicado por um médico?
R:FALSO
Profissionais de Enfermagem e Odontólogos também podem indicar, porém apenas um médico pode avaliar o paciente e dizer se ele pode ou não receber a terapia e determinar a frequência, o tempo ou a duração da terapia.
*Obs da equipe Hypermed: Vale lembrar que os planos de saúde costumam exigir indicação de um médico para que o procedimento possa ser realizado.
O número de sessões é sempre o mesmo?
R:FALSO
O número de sessões depende da patologia, da doença do paciente. As sessões normalmente são diárias de 5 a 7 vezes por semana, podendo em casos agudos se fazer 2 a 3 sessões por dia. A duração de cada sessão é geralmente de 90 a 120 minutos.
O Oxigênio atinge o sangue via respiratório?
R:VERDADEIRO
A absorção de oxigênio nos tecidos é através do pulmão, não através da pele. À medida que a concentração e a pressão aumentam, a diluição do oxigênio no sangue aumenta, ou seja, mais oxigênio passa para o sangue e tecidos.
O tratamento Hiperbárico é novo?
R: FALSO
O tratamento Hiperbárico e o medicamento Oxigênio têm mais de 100 anos no mundo, em desenvolvimento e crescimento. Muitas pesquisas científicas foram feitas. O que é novo são os equipamentos e o reconhecimento pela ANS no Brasil o que fez o tratamento se popularizar.
A câmara Hiperbárica é benéfica para os idosos
R:VERDADEIRO
Sim pois é neles que se apresentam a maioria das doenças crônicas e agudas que diminuem as células de defesa, sistema imunológico e porque a idade lentifíca a cicatrização o que pode ser melhorado com a oxigenoterapia Hiperbárica .
É possível entrar acompanhado na câmara Hiperbárica?
R: VERDADEIRO
Nos casos em que um paciente CRIANÇA é tratado, um parente (a mãe, o pai ou responsável) pode acompanhar a criança na câmera, as vezes o próprio médico ou enfermeira.
A câmara Hiperbárica pode salvar vidas?
VERDADEIRO
A terapia Hiperbárica pode salvar vidas em acidentes de mergulho, intoxicação por monóxido de carbono e em casos de gangrena gasosa. Também permite auxiliar o tratamento de lesões que sem a Oxigenoterapia Hiperbárica poderiam causar perdas de membros.
Interessante, não é mesmo? Você pode ler ver a postagem original clicando aqui.
Caso tenha outras dúvidas, entre em contato com nossa equipe.