O diabetes é uma condição bastante conhecida por nós. Mas muitos não conhecem as graves consequências do mal cuidado dessa doença. O assessor de Gestão Interinstitucional da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Eliud Garcia afirma que o diabetes é a maior causa de amputação dos membros inferiores, a maior causa de cegueira e a segunda maior causa de insuficiência renal no mundo. E os números são altos, só no Brasil foram registradas 11.580 amputações por causa do diabetes em 2016, 12.748 amputações em 2017 e em 2018, só até o mês de agosto, foram registradas 5.566 amputações decorrentes do diabetes. Isso, além de causar muito sofrimento a diversas pessoas, tem um custo altíssimo ao governo. Que em 2017 teve que gastar quase 15 milhões de reais só para cuidar disso.
Mas existe como diminuir esses números? Sim! A primeira coisa são programas de prevenção e conscientização. Muitas pessoas chegam em estados graves por não ter conhecimentos mais aprofundados do diabetes, por isso é importante que todo diabético tenha fácil acesso a conhecimento e informações sobre sua condição, para poder cuidar de sua saúde.
Mas quando o caso já estiver mais grave. Existe a Oxigenoterapia Hiperbárica. Complicação em membros inferiores por conta de diabetes é o caso mais comum nas clínicas que possuem esse tratamento e também o mais bem sucedido em sua melhora, se o tempo de início for adequado. O tratamento reverte rapidamente o quadro, evitando amputações que podem mudar a vida do paciente e de seus familiares e economizando muito dinheiro para o governo e para as famílias. Com uma boa prevenção e com a ação do tratamento de oxigenoterapia hiperbárica nos casos necessários, esses números de amputações podem cair em até 80% ou mais.