O portal americano Medicon Tips postou, em 2018, um artigo no qual falava sobre possíveis benefícios da oxigenoterapia hiperbárica como coadjuvante no tratamento do câncer, aliado aos tratamentos convencionais. É claro que muitos estão foram e ainda são feitos na área para podermos determinar com precisão esses benefícios, visto que o câncer ainda não tem cura específica. Mas é interessante ficarmos ligados a esses dados e estudos, por isso trouxemos o artigo traduzido aqui para vocês. Ainda assim reiteramos que é importante sempre conversar com o médico responsável para avaliar benefícios para cada quadro.
O papel e a eficácia da terapia com OHB para o tratamento do câncer
OHB ou oxigenoterapia hiperbárica é um tratamento no campo da medicina que ajuda nosso corpo a se curar melhor, aumentando a ingestão de oxigênio. O processo ocorre dentro de uma câmara hiperbárica, permitindo que o paciente inale 100 por cento de oxigênio puro. Este processo de cura com o consumo de oxigênio já foi um sucesso no tratamento de muitas condições médicas, como envenenamento por monóxido de carbono, danos nos tecidos, queimaduras térmicas e muitos mais. Estudos e experimentos foram realizados para descobrir possibilidades de terapia de OHB para o tratamento do câncer. Muito desenvolvimento já foi feito e muito mais ainda está em andamento.
Uma das coisas mais importantes para lembrar sobre o câncer é que não é uma doença de quimioterapia ou uma doença de radiação. Tumores cancerosos são basicamente um resultado se disfunção metabólica juntamente com mutação genética, que prosperam em ambiente de baixo oxigênio.
Oxigênio, colocado oito na tabela periódica, é a chave subestimada de tratar e vencer a guerra contra o câncer. Esses gases essenciais ajudam as células do nosso corpo a respirar e nos fornecem energia. Como afirmado anteriormente, os tumores cancerígenos prosperam em condições anaeróbicas, uma das maneiras possíveis de combater seu crescimento é expô-los a ambientes com alto teor de oxigênio. Vamos ver como a terapia de OHB é eficaz para diferentes tipos de tumores cancerígenos e quando associada a outros tratamentos tradicionais de câncer. De acordo com muitas revisões, é evidente que a HBO pode ser inibidora de tumores e ajudar no tratamento de certos tipos de câncer.
Efeito da OHB na hipóxia
A hipoxia é deficiência de oxigênio no nível dos tecidos e é uma das principais razões envolvidas na ocorrência de tumores cancerígenos sólidos. O ambiente de baixo oxigênio criado pela hipóxia é um dos fatores que estimula as células cancerígenas a sobreviver e proliferar ainda mais. Com base em vários relatórios, é evidente que qualquer diminuição na tensão de oxigênio estimula o crescimento do câncer. Devido ao significado da concentração de oxigênio em relação ao câncer, a terapia de OHB para tratamento de câncer é considerada importante.
Acredita-se que a OHB seja capaz de tratar a hipoxia aumentando o conteúdo de oxigênio no plasma da célula, o que, em última análise, resulta em tornar os tecidos ricos em oxigênio e ajudar o organismo a combater o crescimento do câncer.
Efeito da OHB associada à quimioterapia
A hipóxia está relacionada com a quimioterapia, uma vez que oferece resistência ao tratamento. Portanto, tratar a hipóxia terá um impacto positivo na quimioterapia, ajudando-a a eliminar as células cancerígenas. Estudos extensos estão sendo realizados para ter uma melhor compreensão da terapia de OHB para tratamento de câncer em combinação com certas terapias tradicionais. Supõe-se que a oxigenoterapia hiperbárica pode ajudar a melhorar e superar a resistência da quimioterapia hipóxica. Estudos sugerem que a eficiência da quimioterapia aumenta quando aplicada imediatamente após as sessões de OHB.
Terapia OHB para tratamento do câncer combinado com radioterapia
A radiologia é um dos tratamentos de câncer tradicionais mais comuns e a concentração de oxigênio puro no corpo também influencia positivamente seu impacto. Algumas evidências sugerem que, quando a OHB é usada em combinação com a radioterapia, a melhora no controle e na mortalidade do tumor é observada. No entanto, o tempo total de uma sessão de OHB tem uma importância significativa se a terapia for usada como adjuvante da radioterapia.
Como a terapia com OHB afeta diferentes tipos de câncer?
Efeito da OHB no câncer de mama
O tipo de câncer mais comum em mulheres, o câncer de mama, totaliza 22,8% dos casos de câncer em todo o mundo. Durante 9 anos, o estudo e o experimento foram conduzidos em 6 animais diferentes para chegar a qualquer conclusão. O resultado indicou claramente que a exposição ao HBO teve um impacto positivo nas células cancerosas mamárias e que a oxigenoterapia hiperbárica inibe a proliferação de células cancerosas e o crescimento de colônias de células tumorais.
Efeito da OHB no câncer colorretal em combinação com radioterapia
O câncer colorretal está associado ao cólon ou ao reto e ocorre dentro dos revestimentos das células epiteliais. Efeitos positivos foram observados quando a terapia hiperbárica foi usada como tratamento adjuvante junto com a radioterapia para células afetadas pelo câncer.
Efeito da Terapia Hiperbárica sobre Gliomas
Câncer nas células gliais do cérebro ou da coluna é conhecido como Gliomas. Gliomas de ratos foram levados em conta quando os estudos foram realizados para compreender o impacto da HBO sobre o mesmo. Observou-se que a terapia hiperbárica aumentou a pressão de oxigênio, o que contribuiu para inibir o crescimento do tumor. Radioterapia juntamente com HBO teve um bom impacto sobre Gliomas.
Efeito da HBO no câncer de próstata
O câncer de próstata é um dos tipos mais freqüentes de câncer, o que constitui 13,6% do total de casos de câncer no mundo. Quimioterapia e terapia hormonal são alguns dos tratamentos tradicionais realizados para combater o câncer de próstata. Estudos conduzidos em animais sugerem que a HBO inibe o crescimento de células de câncer de próstata e torna a célula cancerosa
Para ler o post original clique aqui