Como as Feridas Cicatrizam?

O site 02 Hiperbárica postou, agora em janeiro, uma matéria muito interessante explicando melhor sobre as feridas e como elas cicatrizam. O texto tem linguagem simples e acessível e pode ser muito útil para quem busca informações, por isso resolvemos trazer aqui para vocês.

 

Como as Feridas Cicatrizam?

As feridas e lesões cutâneas são interrupções no nosso maior órgão, a pele. Estas feridas podem ser causadas por traumas, perfurações, queimaduras, entre outras.

Como suas feridas cicatrizam?

  1. Primeiro o Sangue forma um coágulo, para prevenir mais sangramento.
  2. A Pele e o Sangue liberam substâncias químicas, os capilares regionais se multiplicam, fazendo o estancamento da lesão.
  3. O Sangue libera os leucócitos para atacar possíveis infecções bacterianas, e libera o colágeno para começar a se recompor.
  4. No fim, uma nova camada de pele é formada por baixo da casca, que permite que finalmente esta casquinha caia fora. A aparência rosada da nova pele têm esta característica devido ao sangue, que ainda traz os nutrientes e o oxigênio para continuar a regenerar a pele.

A pele tem função de proteção para com nosso organismo contra infecções, radiação solar, traumas, lesões e controlar a nossa temperatura corporal evitando a perda excessiva de líquidos.

É muito importante que tenhamos cuidados com os ferimentos para evitar infecções e inflamações.

Nós podemos classificar as feridas de duas maneiras, por seu agente causador ou pelo seu grau de contaminação.

Agente causador da ferida

Hematomas: quando são causados rompimento dos capilares, mas não há rompimento da pele, apresentando apenas vermelhidão e/ou roxidão no local.

Escoriação: lesões causadas pela fricção/atrito da pele contra outra superfície. Pode se apresentar por pequenos riscos superficiais na pele.

Cortantes ou incisas: São quando provocada por algum material cortante, como facas, lâminas ou bisturis.

Contusas: São ocasionadas quando o instrumento que perfura a pele não possui corte tão afiado, mas a força aplicada no mesmo causa lesão penetrante na pele.

Pérfuro-incisas: causadas por instrumentos de ponta afiada e com o gume ou corpo com face cortante, como punhal e facão.

Pérfuro-contusas: causadas por arma de fogo.

 

Grau de contaminação da ferida

Limpas: quando foram produzidas em ambiente com baixo grau de contaminação, como em centro cirúrgico.

Contaminada: Feridas contaminadas são as que existem uma reação inflamatória ou que esteve em contato com material biológico ou terra.

Infectada: quando há sinais de infecção.

 

Tratamento de Feridas

As clínicas de oxigenoterapia hiperbárica estão preparadas para cuidar de todo o tipo de ferimento de forma integral. A equipe trabalha alinhada com o médico prescritor do paciente em busca de reduzir as complicações e acelerar a cicatrização destas feridas.

A Oxigenoterapia Hiperbárica é um dos tratamentos coadjuvantes mais eficazes quando se trata de feridas. Informe-se, pergunte ao seu médico sobre o tratamento.

 

 

Fonte e texto: http://o2hiperbarica.com.br/como-as-feridas-cicatrizam/