O site 02 Hiperbárica postou, agora em janeiro, uma matéria muito interessante explicando melhor sobre as feridas e como elas cicatrizam. O texto tem linguagem simples e acessível e pode ser muito útil para quem busca informações, por isso resolvemos trazer aqui para vocês.
Como as Feridas Cicatrizam?
As feridas e lesões cutâneas são interrupções no nosso maior órgão, a pele. Estas feridas podem ser causadas por traumas, perfurações, queimaduras, entre outras.
Como suas feridas cicatrizam?
- Primeiro o Sangue forma um coágulo, para prevenir mais sangramento.
- A Pele e o Sangue liberam substâncias químicas, os capilares regionais se multiplicam, fazendo o estancamento da lesão.
- O Sangue libera os leucócitos para atacar possíveis infecções bacterianas, e libera o colágeno para começar a se recompor.
- No fim, uma nova camada de pele é formada por baixo da casca, que permite que finalmente esta casquinha caia fora. A aparência rosada da nova pele têm esta característica devido ao sangue, que ainda traz os nutrientes e o oxigênio para continuar a regenerar a pele.
A pele tem função de proteção para com nosso organismo contra infecções, radiação solar, traumas, lesões e controlar a nossa temperatura corporal evitando a perda excessiva de líquidos.
É muito importante que tenhamos cuidados com os ferimentos para evitar infecções e inflamações.
Nós podemos classificar as feridas de duas maneiras, por seu agente causador ou pelo seu grau de contaminação.
Agente causador da ferida
Hematomas: quando são causados rompimento dos capilares, mas não há rompimento da pele, apresentando apenas vermelhidão e/ou roxidão no local.
Escoriação: lesões causadas pela fricção/atrito da pele contra outra superfície. Pode se apresentar por pequenos riscos superficiais na pele.
Cortantes ou incisas: São quando provocada por algum material cortante, como facas, lâminas ou bisturis.
Contusas: São ocasionadas quando o instrumento que perfura a pele não possui corte tão afiado, mas a força aplicada no mesmo causa lesão penetrante na pele.
Pérfuro-incisas: causadas por instrumentos de ponta afiada e com o gume ou corpo com face cortante, como punhal e facão.
Pérfuro-contusas: causadas por arma de fogo.
Grau de contaminação da ferida
Limpas: quando foram produzidas em ambiente com baixo grau de contaminação, como em centro cirúrgico.
Contaminada: Feridas contaminadas são as que existem uma reação inflamatória ou que esteve em contato com material biológico ou terra.
Infectada: quando há sinais de infecção.
Tratamento de Feridas
As clínicas de oxigenoterapia hiperbárica estão preparadas para cuidar de todo o tipo de ferimento de forma integral. A equipe trabalha alinhada com o médico prescritor do paciente em busca de reduzir as complicações e acelerar a cicatrização destas feridas.
A Oxigenoterapia Hiperbárica é um dos tratamentos coadjuvantes mais eficazes quando se trata de feridas. Informe-se, pergunte ao seu médico sobre o tratamento.
Fonte e texto: http://o2hiperbarica.com.br/como-as-feridas-cicatrizam/