Matéria: Por que os atletas devem considerar oxigenoterapia hiperbárica

O site OxygenOasis publicou uma matéria falando sobre as vantagens da oxigenoterapia hiperbárica para atletas. Como a matéria é inglês, achamos que poderia ser interessante trazer para vocês o que ela diz. Leia a seguir a matéria em tradução livre:

“Não importa se você é um jogador de futebol do ensino médio, um jogador de futebol profissional ou um guerreiro espartano aos finais de semana – sofrer de uma lesão é comum entre os atletas e pode afetar sua qualidade de vida diária se a lesão não for tratada imediatamente.

Muitos atletas esquecem como é se sentir “normal” depois de lidar com uma série de lesões. Considere quantas vezes os jogadores de futebol sofrem concussões, jogadores de futebol danificam seus ligamentos, nadadores sofrem de ombro de nadador e jogadores de beisebol experimentam dor crônica no ombro ou no cotovelo. Para se recuperar, os atletas precisam cuidar de si mesmos mental e fisicamente.

A oxigenoterapia hiperbárica (OHB) é um poderoso acelerador dos nossos sistemas e cicatrizante de feridas que pode ajudar os atletas a se recuperarem de lesões relacionadas ao esporte e permanecerem saudáveis.

OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA PARA ATLETAS: UMA FORMA DE CURAR CONCUSSÕES?

Há um número crescente de atletas profissionais que estão recebendo OHB para ajudá-los a se recuperar de concussões. Joe Namath, que jogou pelo New York Jets na maior parte de sua carreira na NFL, sofreu várias lesões na cabeça como quarterback da NFL. Como resultado, ele lidou com perda de memória, problemas de foco e sentimentos de ansiedade e irritabilidade antes de tentar a OHB. Agora, não apenas seus sintomas diminuíram, mas ele também é um defensor da OHB e foi recentemente um orador principal no Celebrity Sports Forum de Long Island Head Injury Association.

Bill Romanowski, um linebacker aposentado, também usa a OHB para ajudar a resolver os danos duradouros de pelo menos 20 concussões que ele sofreu durante seus 16 anos na NFL. Ele foi tratado em uma unidade hiperbárica na Califórnia por sua condição, mostrando resultados muito positivos.

OUTRAS RAZÕES RELACIONADAS AO ESPORTE QUE FAZEM OS ATLETAS BUSCAREM A OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA

A OHB atua diminuindo drasticamente a inflamação, melhorando o fluxo vascular, aumentando a liberação e ativação de células-tronco, regenerando os danos aos ossos e cartilagens e diminuindo as cicatrizes. Em estudos recentes, a OHB também trabalha em conjunto com o plasma rico em plaquetas e injeções de células-tronco para um potencial de cura ainda maior em outras lesões relacionadas a esportes além de concussões.

Por exemplo, estudos mostraram que quando a OHB é usada “como terapia adjunta após o reparo primário do lesado, é provável que aumente o sucesso” da recuperação. Atletas se recuperando de lesões de estiramento muscular também podem obter resultados mais rápidos usando OHB.

Em 2004, a ESPN informou que Terrell Owens, o agora aposentado receptor da NFL, incorporou a OHB em seu plano de recuperação depois de quebrar a perna e rasgar um ligamento em seu tornozelo como um Philadelphia Eagle. No entanto, Owens surpreendentemente retornou nessa última temporada, para surpresa de muitos, para jogar no Super Bowl XXXIX.

 

ATLETAS ESTÃO USANDO A OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA NÃO APENAS PARA CURAR LESÕES

Alguns atletas usam OHB para permanecer em ótimas condições, maximizar seu desempenho e evitar lesões. O nadador olímpico Michael Phelps é famoso por seus rígidos treinos e regimentos de recuperação. Em um anúncio da Under Armour, é possível vê-lo, em sua rotina de treinos, entrando em uma câmara hiperbárica. Phelps usou a OHB para ajudar seu corpo a se recuperar depois de treinos intensos enquanto treinava para os Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres.

O jogador de beisebol aposentado Rafael Soriano também usou esse tratamento para relaxar depois de treinar ou jogar um jogo. Ele ouviu falar pela primeira vez sobre a OHB enquanto era um arremessador do Atlanta Braves de 2007 a 2009, mas não tentou até 2012, quando o companheiro de arremessador Jose Veras o convenceu. Soriano supostamente disse que desde que ele começou a incorporar a OHB em sua rotina de recuperação, ele não se sentia exausto durante o treinamento. “Ele tira as toxinas do seu corpo e ajuda você a respirar, o seu sangue”, disse ele. “Isso ajuda.”

 

Esperamos que tenham gostado da matéria em sua tradução livre feita por nós. Se quiser ler a matéria na íntegra é só clicar aqui.