Oxigenoterapia Hiperbárica no tratamento de Endometriose?

O cientista inglês Matthew Rosser fala, na entrevista abaixo, sobre uma pesquisa realizada por pesquisadores turcos sobre uma possível terapia para tratar a endometriose, a oxigenoterapia hiperbárica (OHB).

A endometriose é complicada, não importa a teoria de origem que você prefere, ou o mecanismo da doença; todos concordamos que é complicada. Para resolver um problema complexo, não importando qual seja, as pessoas surgem com várias possíveis soluções diferentes e a endometriose é um bom exemplo disso. Existem muitos tipos de tratamento para a doença, desde um monte de terapias hormonais e cirurgias, passando por medicina alternativa, até sofisticadas tecnologias como a terapia genética.

Mas a ciência está em constante evolução, já que os cientistas estão constantemente pesquisando e realizando experimentos para resolver alguns problemas complexos, e por vezes, as ideias que nascem desses experimentos podem parecer estranhas no começo.

Veja por exemplo essa pesquisa de um grupo da Turquia. Esse grupo induziu endometriose em ratos e os dividiu em dois grupos. Um dos grupos foi deixado em paz, sem intervenção (grupo de controle), enquanto que o outro foi colocado em Terapia Hiperbárica de Oxigênio (HBO) por duas horas diárias durante 6 semanas.

O resultado desse estudo mostrou que os ratos que receberam terapia HBO tiveram uma redução no tamanho dos seus implantes quando comparados com o grupo de controle. Também revelou uma assinalável redução nos marcadores de inflamação.

Essencialmente a endometriose no grupo HBO (vamos chamá-lo assim) entrou em remissão. Então porque será que isso aconteceu e qual o passo seguinte?

Bom, terapia HBO facilita uma melhoria no sistema imunológico. Apesar de esse ser um estudo baseado em animais (podendo não funcionar em humanos), continuam sendo resultados bem encorajadores, até mesmo porque a terapia HBO não tem efeitos colaterais graves e é bastante segura. Por esse motivo será bem fácil no futuro testar a terapia HBO em humanos com endometriose e observar se ajuda na recuperação pós-operatória ou na redução de sintomas.

E ai, o que vocês acharam? Bastante animador, não é mesmo? Claro que ficamos no aguardo de novos estudos que repliquem esses dados, mas parece que a oxigenoterapia hiperbárica se mostra como aliada no tratamento de mais um quadro complicado.

Fontes:

Estudo e Entrevista