Por que eu ainda não conhecia esse tratamento?

Temos falado rapidamente sobre a Terapia Hiperbárica. Você pode ler os posts anteriores, nos quais falamos sobre O que é a Oxigenoterapia HiperbáricaPorque ela funcionaComo e quando fazer o tratamento,  quais as indicações  e A OTH para atletas. Para ler os posts, pasta clicar nesses links.

Como dissemos anteriormente, a Oxigenoterapia Hiperbárica é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo ainda em uso. O tratamento se aprimorou muito, tem uma taxa de sucesso bastante alta, mas mesmo assim muitas pessoas desconhecem o tratamento. Por que será que isso acontece?

Apesar de ser um tratamento maravilhoso, existem desafios. Hoje há um grande obstáculo que é a questão cultural. Não é um tratamento que toda a classe médica conhece, devido a um déficit estrutural da graduação, além disso, por ser um tratamento complexo e “raro”, a baixa disponibilidade de serviços faz com que não se crie o hábito da indicação, mesmo para casos em que sabidamente é o único tratamento capaz de mudar a história de um quadro. Outro problema é que no Brasil é um dos tratamentos menos difundidos, apesar de ser reconhecido como tratamento médico e ter uma eficácia de até 97% em algumas indicações. Isso se dá por alguns modismos do passado, o tratamento foi usado como recurso estético por muito anos. Personalidades como Michael Jackson, Xuxa e Ayrton Senna tinham o equipamento em casa para uso diário. Isso fez com que o tratamento fosse um pouco desmerecido aos olhos de alguns. Ainda assim, é o único e melhor tratamento do mundo para diversas indicações, principalmente grandes queimados. Por isso é muito importante o paciente e o médico estarem informados de que o tratamento é disponibilizado aqui em Campinas, há muitos anos.