Um estudo realizado por profissionais e estudiosos da área de otorrinolaringologia traz o nome de “Oxigenoterapia Hiperbárica no tratamento da surdez súbita idiopática”.
Segundo os autores, esse tipo de quadro de Surdez Súbita ainda tem um prognóstico e tratamento muito controversos. Assim, eles quiseram investigar a ação auxiliadora da oxigenoterapia hiperbárica (OHB) em tais casos, visto que esse tratamento permite uma melhor oxigenação da cóclea e pode ter efeito benéfico para pacientes com esse quadro.
Os autores estudaram casos já atendidos na instituição Hospital Pedro Hispano – Unidade Local de Saúde de Matosinhos, que haviam passado por tratamento com OHB. O que eles encontraram foi que a OHB obteve um bom resultado em 31,1% dos doentes que fizeram o tratamento. Se colocado como tratamento logo no início, esse índice de bom resultado sobe para 47,6% dos doentes com recuperação média.
O que eles concluíram a partir disso é que, mesmo sendo uma doença imprevisível em sua progressão, tratamentos e resultados, a OHB tem papel importante no tratamento dessa patologia. Esse benefício pode vir como tratamento inicial (associado a outras terapêuticas) ou até como tratamento salvage, quando não há alternativas. Os autores concluem dizendo que mais estudos devem ser feitos, mas esse resultado deve encorajar a continuação do uso dessa terapêutica nesse quadro.
Você pode ler o estudo completo aqui.