Justin Bieber está se tratando com oxigenoterapia hiperbárica?

Na última semana o cantor Justin Bieber postou em suas redes sociais imagens de ele realizando um tratamento. Desde então, diversos sites de notícias vêm divulgando aquele como o tratamento de oxigenoterapia hiperbárica e dizendo que ele realiza o tratamento para combater a depressão.

Acontece que um dos grandes motivos de a Oxigenoterapia Hiperbárica não ser tão difundida no Brasil é justamente o preconceito que existe acerca do tratamento, que já foi muitas vezes relacionado a tratamentos estéticos de artistas com muito dinheiro. Por isso, resolvemos quebrar alguns mitos com relação a terapia de Bieber.

O primeiro fator é que a Oxigenoterapia Hiperbárica não tem, até o presente momento, qualquer protocolo para atuação em pacientes com depressão. Apesar de haverem alguns estudos tentando avaliar uma melhora, os resultados não foram suficientes para se provar nada, portanto esse tipo de tratamento não é usado no tratamento de depressão e, até onde sabemos, não demonstra resultados para tal. Isso porque o tratamento é sistêmico, enquanto a depressão atua na parte emocional, não há uma parte física do corpo a ser curada em quadros depressivos.

O segundo fator é que nas imagens vemos Bieber no que parece ser uma residência, em um compartimento inflável, dormindo dentro do aparelho. Isso nos mostra que o que está sendo realizado ali não é a Oxigenoterapia Hiperbárica. A terapia exige que o paciente fique em uma câmara resistente e hermeticamente fechada para suportar pressões atmosféricas mais altas que a nossa, portanto, o compartimento inflável de Bieber não permite que a pressão seja realizada adequadamente. Além disso, o paciente precisa respirar oxigênio a 100%, isso exige toda uma estrutura para armazenamento do oxigênio em seu estado puro, algo bastante difícil de se conseguir em casa. Por fim, o fato de Bieber estar dormindo nas imagens. Isso é inadequado, pois o tratamento com os protocolos corretos dura de 90 a 120 minutos diários, não podendo o paciente passar a noite dormindo enquanto realiza o tratamento. Isso porque o efeito não é acelerado e porque é importante que o corpo tenha intervalos para o sucesso da terapia.

Devemos lembrar que o próprio Bieber não falou muito sobre o que está sendo realizado, apenas compartilhou as imagens. Porém, podemos afirmar que não é Oxigenoterapia Hiperbárica em seus protocolos e que esse tratamento não deve estar sendo usado no combate a depressão.

Para mais informações sobre esse tratamento, procure sempre um médico especializado, ele poderá te informar com detalhes se o tratamento ajuda ou não em seu quadro.